Quantas vezes você já não se frustrou por comprar o tom errado de base?
A pessoa chega na loja super animada para comprar aquela base que tanto desejava, pediu ajuda de um consultor/vendedor para acertar no tom e dentro da loja ela parece perfeita, praticamente a sua pele, mas quando saiu na rua ou chegou em casa para usar… ela estava muito mais branca, bronzeada, laranja ou cinza que o seu tom?
Eu entendo o quão decepcionante isso é, e você ainda por cima acaba usando a base até o fim tendo que fazer mil truques pra ajustá-la no seu tom! É por isso que hoje trago algumas dicas de como você escolher com 100% de certeza o seu tom correto!
Quando você for testar uma nova base, você vai aplicar dois ou três tons que acha semelhante ao seu na região da mandíbula (Nada de testar base em pescoço/pulso, não rasga o coração da maqui aqui! Essas regiões costumam ser pelo menos dois tons mais claros que o tom do rosto/colo por pegarem menos Sol).


Espere alguns minutos para que ela seque na sua pele. Aproveite o tempo para passear pela loja e olhar outros produtos enquanto espera, não é vergonha nenhuma fazer isso! O ideal é que após a secagem o tom se mescle perfeitamente ou o mais próximo possível do seu tom do rosto.

Em alguns casos, devido ao uso de protetor solar apenas na face/pescoço e a alta exposição solar, o colo pode ser muito mais bronzeado. Nessas situações o meu conselho é escolher uma base que fique no tom do colo e utilize um corretivo de iluminação no tom do rosto para haver um equilíbrio.
Mas ainda há uma segunda opção caso você não se sinta confortável uniformizando o tom do rosto com o do colo: um tom que seja um meio termo entre os dois. Caso essa seja a sua escolha, basta que você teste um pouco da base na mandíbula e colo, esperando o tempo de secagem, e o tom que ficar o meio termo entre os dois (um pouco mais escura que o rosto e um pouco mais claro que o colo) será o ideal.
Sempre tente observar a base após a secagem em luz natural, ela é quem vai lhe dizer a verdade. Caso a loja não ofereça uma fonte de luz natural (como em shoppings), uma alternativa é a de tirar uma foto com a câmera traseira e flash ativado no seu celular, caso a pele não pareça estourada ou com uma aparência de mancha onde foi feito o teste, esse é o seu tom perfeito.
Já para descobrir o seu subtom de pele há alguns outros truques.
Os subtons se dividem em quentes (fundo de pele dourado/amarelo), frios (rosados/azulados) e neutros (olivados). Ok Luiza, mas isso não me diz nada, preciso de algo mais prático!
Ok vamos lá.
Um dos truques mais utilizados é o das veias. Observe a cor das veias de pulso/antebraço na luz natural.

Caso a cor de suas veias aparente ser mais esverdeado ou amarronzado, provavelmente seu subtom é quente, devendo optar por produtos com fundo mais amarelado ou avermelhado (mais aplicável para as peles morenas e negras).
Caso suas veias aparentem ser mais azuladas ou arroxeadas, o mais provável é que seu subtom seja frio e deve-se optar por produtos com fundos rosados ou azulados (os de fundo azulado ao olho nu podem aparentar ser quase cinzas e causar medo ou receio, mas faça o teste na pele e observe que ele pode se adaptar para ser o ideal para você).
Já no caso de as veias apresentarem ambos os tons esverdeados e azulados, o seu subtom é neutro ou também conhecido como oliva e esse subtom combina com ambos os subtons, muitas vezes tendo que fazer uma mescla entre dourados e rosados (eu mesma tenho um subtom oliva e como colorista e maquiadora posso dizer: a gente sofre, mas também se diverte! Sofre, pois, muitas vezes temos que fazer essas misturinhas de base de um subtom, corretivo de outro e afins. Mas também nos divertimos por conseguir harmonizar uma maior variedade de brilhos e cores nas sombras/blushes).
Você já tinha ouvido ou testado algum desses truques? Me diz aqui se esqueci de colocar algum que você já usou e aprovou! ❤






Deixe um comentário