O inúmeros formatos, tamanhos e tipos de cerdas diferentes de pincéis disponíveis no mercado atual, podem deixar até quem já tem experiência com maquiagem confuso, quem dirá para quem começou há pouco tempo ou não tinha se aprofunado muito nisso? Mas fica na paz que houve eu vou ajudar a esclarecer melhor esse assunto!

O pincel correto irá ser o seu maior aliado na hora de alcançar o acabamento perfeito da sua maquiagem. Vamos começar falando sobre os pincéis de base!

Os pincéis em formato língua de gato são perfeitos para espalhar hidratantes, primers e produtos de preparação da pele em geral, mesmo sendo utilizados há anos como “pincel de base”. Mas não costumo indicar ele para base, pois ele acaba depositando muito produto no rosto, ficando uma camada grosseira e o movimento de arrastar que temos que fazer com ele acaba dificultando na hpra do acabamento, deixando as famosas “marquinhas de pincel” que fizeram tantas pessoas adotarem a esponja de maquiagem para aplicar sua base (eu prefiro utilizá-la apenas para acabamento) 

Para quem procura uma pele com cobertura mais leve ou média, os pincéis duo fiber (aqueles que tem as cerdas mais curtas de uma cor e a ponta mais longa branca) devem ser os escolhidos.  Esse tipo de pincel é utilizado aplicando a base apenas na ponta branca e em movimentos circulares no rosto, assim ele irá espalhar e polir a camada de base melhor (não precisam ser pequenos circulos, movimentos amplos serão os melhores para esse tipo de aplicação).

Outro que recomendo muito para quem gosta desse tipo de acabamento mas não se indentifica com o fomato duo fiber de pincel, são os pincéis de pó menos densos, aplicando da mesma forma, pouco produto nas pontas e movimentos circulares (esse BT06 da Macrilan é o que eu mais uso em atendimento, até mesmo para espalhar contorno e blush cremos, tenho cerca de uns 4 dele!)

Para quem procura uma pele com cobertura de alta a total, os pincéis de topo reto/kabuki são a melhor escolha. A aplicação com esse tipo de pincel deve ser feita com pouca quantidade de produto e em batidas (como se fosse uma esponja mesmo), assim você conseguirá construir uma camada mais intensa e consistênte sobre a pele, proporcionando essa cobertura total desejada.

Mas e a esponja? Ela deve ser sempre utilizada úmida (gosto de apertar ela várias vezes embaixo da torneira para que cresça bem, depois aperto ela no centro da minha palma para retirar toda a água e finalizo apertando-a em uma toalha limpa para retirar qualquer excesso restante), pois assim ela irá absorver apenas o excesso de produto na pele. Ela é uma grande aliada para quando estamos com pressa e queremos uma pele de média cobertura, aplicando-a diretamente na base e em seguida no rosto em batidas leves (apesar de eu não recomendar esse método muito, pois acaba indo muito produto para o centro da esponja, diminuindo sua vida útil e aumentando a proliferação de germes e bactérias causadoras de acne e dermatites). Ela é perfeita também para o acabamento de bases e corretivos, retirando qualquer acúmulo de produto, excesso e marcas que possam ficar pelas cerdas do pincel.  

Para os pincéis de contorno e blush os que mais recomento são aqueles com corte na diagonal ou arredondados pequenos tanto para produtos em pó quanto para produtos em creme, pois são mais precisos, encaixam melhor no rosto, ao mesmo tempo que esfumam rapidamente os produtos sem acumular ou marcar

O pincel de pó deve ser escolhido de acordo com o tipo de pó que você estará utilizando. No caso de pós translúcidos soltos o ideal são pinceis fofos e com cerdas mais macias, assim espalharão o produto mais delicadamente sem arrastar os produtos que estão embaixo (tanto para aplicação do produto ou a retirada de excesso aplicado pela esponja). Os de formato cônico são os meus preferidos pois encaixam perfeitamente em todos os cantinhos do rosto.

Já no caso dos pós compactos o pincel deve ter cerdas mais densas e concentradas, para que possa pegar mais produto e aplicar mais uniformemente pela pele. Esse tipo de pincel irá proporcionar um acabamento mais bonito ao pó compacto se aplicado em movimentos de batidas leves, para ir depositando o produto, para só então vir com movimentos circulares para polir e uniformizar.

Os pincéis de sombra são infinitos em formatos e tamanhos, mas os básicos são: Os de esfumar maiores e mais fofinhos que servem para aplicar a sombra mais suavemente e sem muita concentração de cor, além de servirem para retirar marcações de cor. Os de precisão são pincéis menores e que irão esfumar melhor detalhes e, dependendo do seu formato, concentrar mais cor ou esfumar a sombra sem invadir a cor de outra. Os pincéis de aplicação de sombra servem para quando queremos aplicar apenas uma cor de forma mais concentrada (na maioria das vezes sombras com brilho ou pigmentos soltos). Os pincéis de esfumar a região inferior dos olhos são pinceis de tamanho menor, que ajudarão a manter a cor mais concentrada apenas naquela região, pegando uma área menor. Segue abaixo um vídeo com os três pincéis de olhos que mais uso para fazer os meus esfumados!

https://vm.tiktok.com/ZMMLgfqdH/

Esse é apenas um apanhado geral sobre os pincéis, pois eles são apenas instrumentos. Mesmo que ele lhe seja vendido como para certa finalidade, mas você goste de utilizá-lo para outra, não há problema, você quem faz a utilização dele!

Deixe um comentário

Outras postagens